top of page
Search
  • delio21

MAIO ROXO FAZ ALERTA PARA DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

No dia 19 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), data que chama a atenção para a promoção do diálogo e qualidade de vida das pessoas que convivem com isso. A campanha Maio Roxo é um importante instrumento de conscientização para prevenção da DII.


As doenças intestinais são um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam especialmente no cólon —parte do intestino cuja função é extrair água e sais minerais dos alimentos digeridos e as vitaminas. Essas doenças não têm cura; por isso, o acompanhamento médico é fundamental. Além disso, alimentação e hábitos de vida saudáveis são fatores para manter a saúde intestinal, apesar de as doenças não terem uma causa definida.


Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais afetam cerca de 5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a doença de Crohn —que provoca inflamação e formação de cicatrizes no intestino—e a retocolite (em que há inflamação e ulcerações no intestino) são as mais recorrentes, afetando entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes.



15 views0 comments
bottom of page